quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Agonística

Encontrei esse texto em um livro e achei que tinha tudo a ver com as nossas discussões acaloradas em campo, mesmo todos sabendo se tratar de uma pelada sem valor. Boa leitura!


Os elementos da agonística são: agressividade, tensão, supercompensação e exibicionismo.
  • É na agressividade que se concentra o ímpeto esportista que busca o desafio. O sentido de garra e de jogar com o “coração” é retratado como um “impulso para realização”.
  • A tensão representa a postura combativa do guerreiro frente à batalha. É o estado de alerta em que se coloca o esportista diante de um desafio preeminente. A tensão põe à prova e revela o caráter do combatente. É o elemento que empresta ao jogo um certo conteúdo ético. Para tentar vencer, o atleta deve manter-se dentro das regras. A impulsividade e o agir sem pensar denunciam a pessoa sem controle, diante da tensão do momento.
  • A supercompensação funciona como um mecanismo de defesa que dá ao indivíduo um certo prestígio pessoal em contraposição a um provável sentimento de inferioridade. A atividade esportiva é um ato de criação em que o atleta pode encontrar, no desempenho de sua missão, o instrumento que lhe permite superar o estado conflitivo, seja pela própria atividade lúdica (o jogo), tão gratificante psicologicamente, seja pela afirmação resultante do reconhecimento de suas qualidades e de sua excelência
  • Finalmente, o exibicionismo traz em si a necessidade constante do indivíduo de mostrar-se em público pelo que ele é e pelo que sabe fazer. O exibicionismo é uma manifestação secundária que desloca o narcisismo para a criatividade motora.
Traçar os ideais, perseverar os pensamentos, resistir à fadiga do cotidiano, aprender com os erros no treinamento da vida, aprender a perder no dia-a-dia, controlar as próprias tensões, estar pronto para aproveitar as oportunidades da vida e enfim conseguir relaxar após um dia de vitória parecem ser aspectos que tornam a metáfora da competição esportiva bastante apropriada para a condução estratégica dos negócios.
Chiavenato, Idalberto – Planejamento Estratégico, 2003